Realidade Virtual e Realidade Aumentada
A história dos primórdios da Realidade Virtual remonta aos finais dos anos 50, quando um grupo de cientistas desenvolveram um protótipo de um capacete com monitores e câmeras e sensores de movimento incorporados nesse mesmo capacete. Estes sensores faziam deslocar as câmeras, dando ao utilizador uma sensação de movimento simplesmente ao mexer a cabeça. Com o avanço das décadas e consequente avanço da tecnologia, estes dispositivos tornaram-se cada vez mais realistas, oferecendo ao utilizador não apenas sensações visuais como também sensações táteis e auditivas. Com a chegada do novo milénio cresceu o uso de uma nova tecnologia: a Realidade Aumentada, uma forma nova de simular uma realidade sendo possível a interação. Para os anos que estão para vir, as expectativas para este campo da ciência são elevadíssimas, podendo ser criados computadores e programas que ajudem desde fornecedores na gestão de um armazém, médicos numa operação, até novas formas de entretenimento cada vez mais realista e interativas, etc, abrindo novos horizontes às Ciências e à Humanidade.
Desta forma, havendo tanto semelhanças como diferenças entre estas duas tecnologias, vamos estabelecer uma comparação entre elas.
Realidade virtual é uma tecnologia avançada em que o utilizador estabelece uma relação com um programa tecnológico/sistema operacional, onde este experiencia uma sensação de realismo dentro desse mesmo sistema criando um ambiente imersivo à sua volta. Diferente do que acontece com a Realidade Aumentada, não é permitido ao utilizador interagir com o ambiente, sendo apenas estimuladas sensações sentidas pelo utilizador mas sobre as quais ele não tem qualquer controlo. Um exemplo da utilização destas tecnologias é a visualização de um concerto em 360º, como numa livestream, dando oportunidade ao espectador de visualizar tudo em seu redor, mas sem sair do lugar.
Desta forma, havendo tanto semelhanças como diferenças entre estas duas tecnologias, vamos estabelecer uma comparação entre elas.
Por outro lado, a Realidade Aumentada tem a capacidade de simular um ambiente onde o utilizador pode ter interatividade elevada com a mesma pois consegue criar camadas invisíveis geradas por software sobre objetos que existem na vida real, dando a esse mesmo utilizador a oportunidade de interação. Um exemplo da utilização desta tecnologia foi no Pokémon Go, onde uma pessoa, enquanto se encontrava na aplicação, andava à procura de Pokémons existentes no jogo em ruas, praças e parques da vida real, dando ao utilizador uma grande capacidade de interação dentro dessa realidade.
Com o acesso a estas tecnologias conseguimos realmente sentir que chegamos ao futuro, tendo sempre consciência de que este tipo de aparelhos devem ser utilizados com o fim de evoluir o conhecimento científico e ajudar a humanidade a avançar.
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