Multimédia



Multimédia um termo que provém da língua inglesa e que se refere àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de informação. Uma apresentação multimédia, por conseguinte, pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto.


O conceito é aplicado a objectos e sistemas que recorrem a múltiplos meios físicos e/ou digitais para comunicar. O termo também é usado em referência aos meios em si que permitem armazenar e difundir conteúdos com estas características.


A comunicação multimédia facilita a compreensão e a aprendizagem, já que tem parecenças com a comunicação humana direta (cara a cara). Numa conversa, observamos o interlocutor (o que seria o equivalente a um vídeo), ouvimo-lo (áudio) enquanto acompanhamos as suas palavras com gestos e movimentos corporais (animações). Uma apresentação ou emissão multimédia pode realizar-se em direto ou ser gravada. A difusão dos conteúdos, por outro lado, pode executar-se através da Internet, projectar-se num ecrã ou desenvolver-se em palco. Um curso online é um bom exemplo de informação multimédia.

Os diferentes tipos de media podem ser distinguidos quanto à sua relação espaço-temporal e quanto à sua origem:


  • relação espaço-temporal: neste âmbito, pode-se distinguir o grupo dos estáticos e dos dinâmicos. O grupo dos estáticos representam elementos de informação que são independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão espacial, como textos, imagens e gráficos. Por outro lado, os dinâmicos referem-se aos tipos de comunicação multimédia que exige um constante reprodução, tais como áudios, vídeos, animações, etc;
  • origem: quanto à sua origem, o tipo de media pode ser classificado como sintetizados ou capturados. Sintetizados são todos os tipos que resultam da produção por um computador próprio de qualquer tipo de media, através da utilização de hardware e software, como textos. Capturados são tipos de media que resultam da recolha do exterior para o interior de um computador, através da utilização de scanners ou câmeras digitais, tais como as imagens.

Quanto ao tipo de divulgação dos conteúdos multimédia, destacam-se o modo online e o modo offline:


  • online: este tipo pode ser efetuado, por exemplo, através de uma rede informática local ou da World Wide Web (WWW). A principal vantagem do uso deste serviço é a disponibilidade quase instantânea do conteúdo a um maior número de pessoas. Por outro lado, o uso deste modo requere constante ligação à WWW ou a uma rede informática, o que nem sempre é possível;
  • offline: neste modo, a divulgação deste tipo de conteúdo exige suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital., como CD e DVD. Uma das vantagens do uso deste serviço é o fácil acesso a estes dispositivos e à grande capacidade de armazenamento dos mesmos. A desvantagem principal é a fraca acessibilidade ao conteúdo, obrigando o utilizador a ter de transportar esses equipamentos.


Comentários

Mensagens populares