Ergonomia e Informática

O que é a Ergonomia?

  • Segundo o InfoEscola, ergonomia é a ciência que estuda as adaptações dos seres humanos no seu posto de trabalho em contextos específicos, a fim de melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.

  • "O principal foco da ergonomia é trazer, de maneira eficaz, técnicas adaptativas para facilitar as atividades diárias dos trabalhadores [...], procurando prevenir patologias que podem surgir por esforço repetitivo."- InfoEscola

Como surgiu a Ergonomia?
  • Em 1700 foi publicado o livro De Morbis Artificum, escrito por Bernardino Ramazzini, que se foca pela primeira vez nas doenças e lesões provocadas pelo trabalho.

  • O termo ergonomia surge no léxico moderno devido à junção de duas palavras do latim: ergon (trabalho) e nomos (lei natural), popularizadas por um artigo escrito em 1857 feito por Wojciech Jastrzebowski.


Ergonomia nos dias de hoje

  • A Segunda Guerra Mundial marcou o aparecimento de máquinas e armas sofisticadas, criando demandas cognitivas jamais vistas por pelos seus operadores, em termos de tomada de decisão, atenção, análise situacional e coordenação entre mãos e olhos. Assim justificou-se uma maior atenção para os problemas originados no trabalho 

  • A ergonomia é normatizada através das NR’s (normas regulamentadoras), onde o técnico em segurança do trabalho e o fisioterapeuta trabalham juntos, procurando informações que possam ser importantes para a melhoria da saúde de funcionários nas mais diversas áreas. Para que essas normas sejam colocadas em prática, existem muitas avaliações que facilitam a identificação de irregularidades nos postos de trabalho, afim de complementar as informações anteriormente coletadas e estudadas.

Comentários

Mensagens populares