Imagem: compressão e formatos de ficheiros


A compressão de dados é o ato de reduzir o espaço ocupado por dados num determinado dispositivo. Essa operação é realizada através de diversos algoritmos de compressão, reduzindo a quantidade de Bytes para representar um dado, sendo esse dado uma imagem, um texto, ou um ficheiro qualquer.


Comprimir dados destina-se também a retirar a redundância, baseando-se que muitos dados contêm informações redundantes que podem ou precisam ser eliminadas de alguma forma. Existem 2 métodos de compressão de dados:


  •  método de compressão sem perdas: se os dados obtidos após a compressão forem idênticos aos dados originais, ou os dados que se desejou comprimir. Esses métodos são úteis para dados que são obtidos diretamente por meios digitais, como textos, programas de computador, etc., onde uma pequena perda de dados acarreta o não funcionamento ou a imcompreensabildidade dos mesmos.



  •  método de compressão com perdas: algumas situações permitem que perdas de dados poucos significativos ocorram. Em geral quando digitalizamos informações que normalmente existem de forma analógica, como fotografias, sons e filmes, podemos considerar algumas perdas que não seriam percebidas pelo olho ou ouvido humano. Sons de frequências muito altas ou muito baixas que os humanos não ouvem, detalhes muito subtis como a diferença de cor entre duas folhas de uma árvore, ou movimentos muito rápidos que não conseguimos acompanhar num filme


 As imagens Mapa de Bits, também conhecida por raster ou bitmap, são construídas a partir de uma coleção de pontos individuais. Como o próprio nome indica, o mapa de bits é a reprodução gráfica (mapa) das variações possíveis nas unidades de memória do computador (bits). Os formatos de ficheiros das imagens bitmap podem ser do tipo:



  • BMP: É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão.



  • GIF: Formato com compressão sem perdas, não perdendo a qualidade quando é alterado o seu tamanho original; Ficheiros que ocupam um pequeno espaço no computador, sendo perfeitos para o desenvolvimento de páginas para a Internet;




  • JPEG: Formato muito popular para compressão de ficheiros; Formato com vários níveis de compressão com perdas, mas que implica a perda de informação, diminuindo a qualidade da imagem;É um formato especial para trabalhar em páginas Web, apesar da perda de qualidade da imagem, pois são ficheiros que ocupam pequenos espaços e, às vezes, menores do que os do formato GIF.




  • PDF: A sigla inglesa PDF significa Portable Document Format, um formato de arquivo criado pela empresa Adobe Systems para que qualquer documento seja visualizado, independente de qual tenha sido o programa que o originou.




  • PNG: Formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor até 48 bits, mas não comporta animação.




  • TIFF: Formato sem compressão; Muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização; É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem; É o formato ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato;



 Imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de construções geométricas de formas, diferente das bitmap construídas por uma unidade básica. Uma imagem desnvolvida num programa vetorial é composta por curvas, elipses, polígonos, entre outros, ou seja, utilizam vetores matemáticos para a sua descrição.


Um dos formatos deste tipo de ficheiros é o CDR que é o formato deste tipo de de imagens utilizado na aplicação CorelDRAW

Comentários

Mensagens populares