Imagem e Cor

Imagem

Uma imagem é a representação visual de algo, sendo atualmente veiculadas pelos  anúncios publicitários impressos em páginas de revistas ou expostos em paredes, afixados em muros e murais, a própria arquitetura dos edifícios e das obras de engenharia; os utensílios domésticos e todas as ferramentas; as vestimentas; os veículos de transporte; as representações sagradas; todo material impresso e finalmente toda exibição em telas de cinema e de televisão.

 A imagem digital, mais especificamente, é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos. Há dois tipos fundamentais de imagem digital. 

 Pode dividir-se em duas categorias:

  • Uma imagem digital do tipo raster, ou bitmap, ou ainda matricial, é aquela que em algum momento apresenta uma correspondência bit-a-bit entre os pontos da imagem raster e os pontos da imagem reproduzida na tela de um monitor.

  • imagem vetorial não é reproduzida necessariamente por aproximação de pontos, antes era destinada a ser reproduzida por plotters de traçagem que reproduziam a imagem por deslocamento de canetas-tinteiro.
 “Uma imagem vale mais que mil palavras” é uma expressão popular, utilizada para transmitir a ideia do poder da comunicação através das imagensO significado deste ditado está relacionado com a facilidade em compreender determinada situação a partir do uso de recursos visuais, ou a facilidade de explicar algo através de imagens, em comparação com as palavras. 
Esta expressão é da autoria do pensador político e filósofo Chiu Kung que viveu entre 552 e 479 a.C, e ficou conhecido como o Mestre Kung devido aos seus sábios provérbios.

 Quando Confúcio (nome traduzido) sugere que “uma imagem vale mais que mil palavras”, este está se a referir ao uso dos ideogramas, tidos como formas de comunicação simbólicas e que, quando unidos, formavam imagens que expressavam muito mais do que palavras, mas também conceitos completos e complexos.

 Atualmente, esta é uma frase muito explorada pela publicidade, no sentido de ser a comunicação visual muito mais apelativa do que a descrição ou narração de fatos.

Cor

 A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina, que transmitem, através de informação pré-processada ao nervo ótico, impressões para o sistema nervoso.
 A cor de um objeto é determinada pela frequência da onda que ele reflete. Um objeto terá determinada cor se não absorver os comprimentos de onda que correspondem àquela cor. Assim, um objeto é vermelho, por exemplo, se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho. A cor está também relacionada com os diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica, e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão.

 Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias (verde, azul e vermelho), enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.

 Forma como é feita a Interpretação das cores pelo cérebro humano:

A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina, desta forma os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica.
A visão escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.
A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível. O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma: 64% são do tipo vermelho (Red), 32% do tipo verde (Green) e 2% do tipo azul (Blue).
.

Comentários

Mensagens populares