Tipo de Média Texto


Uma fonte tipográfica é um padrão ou variedade de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho. A utilização do termo “fonte”, que substitui a expressão “tipo de letra”, deu-se por conta da aplicação de computadores anglicizados e pelo ajuste de programas da Microsoft para o português, sendo ambas as nomenclaturas plausíveis e acedidas.

Existem quatro tipos de fontes fundamentais, porém aqui só iremos abordar duas delas:



  • Serifadas: Geralmente esse tipo de fonte é utilizado em textos corridos, pois guiam o olhar do leitor pelo mesmo, fazendo com que este leia as palavras completas e não as letras individuais. As fontes serifadas causam esse efeito, pois os prolongamentos finais deixam a impressão de união das letras e palavras. Podemos citar como exemplo as fontes Times New Roman e Garamond.





  • Não serifadas: essas fontes são recomendadas para títulos, anúncios ou textos pois são transmitidas com clareza e organização para o público. Uma vez que chama atenção para cada palavra, e não para o texto inteiro, atraem o leitor de forma mais impactante, sendo alguns exemplos Helvética e Arial.



As fontes podem ainda ser divididas em relação ao estilo (como o itálico e o negrito):



  • Bitmapped: As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixels e, no caso de serem ampliadas, perdem qualidade. São concebidas com uma resolução e tamanho específicos para uma impressão própria e, portanto, não podem ser escaladas. Se a impressora não suportar estas fontes, estas não seram impressas. Alguns exemplos de fontes bitmapped são Courier e MS Sans Serif.






  • Escaladas: Uma vez que são definidas matematicamente, as fontes escaladas podem ser interpretadas para qualquer tamanho e, como são feitas por contornos de linhas curvas, podem ser ampliadas. São exemplos de fontes escaladas o Type1 ( dimensionadas e concebidas para trabalhar com dispositivos Post-Script, como as impressoras), o TrueType (dimensionáveis para qualquer altura e podem ser impressas tal e qual como aparecem no ecrã, não sendo compatíveis com o código Post-Script twen). e OpenType.





A Times New Roman é uma família tipográfica serifada criada em 1931 para uso do jornal inglês The Times of London. Atualmente é considerada o tipo de fonte mais utilizado em todo o mundo. O seu nome faz referência ao jornal (Times) e também a uma releitura das antigas tipografias clássicas (New Roman). Os seus designer foram Stanley Morson, Starling Burgess e Victor Lardent.







Comentários

Mensagens populares